Clínica Otorrino Penido Burnier

Como Ouvimos

A audição é um dos mais complexos sistemas do organismo humano. Basicamente o aparelho auditivo pode ser dividido em:

Sitema Auditivo Periférico

É formado pela orelha externa, média e interna. Ele é responsável por captar os diversos sons do ambiente e transmiti-los para o nervo auditivo.

1
Orelha Externa:

É formada pelo pavilhão auricular (orelha propriamente dita) e pelo conduto auditivo externo. É responseavel pela captação dos sons para a membra timpânica.

2
Orelha média:

É formada pela membrana do tímpano e pela cadeia ossicular (martelo, bigorna e estribo). Estas estruturas tem a função de conduzir, amplificar e transmitir os sons para a orelha interna.

3
Orelha interna:

A principal estrutura da orelha interna é a cóclea. Este órgão, que tem um formato de caracol, é a responsável pela transformação da energia mecânica proveniente dos estímulos sonoros em impulsos elétricos, que são transmitidos para o cérebro através dos nervos auditivos. É dentro da cóclea que estão as células ciliadas, que tem papel central no funcionamento adequado desta estrutura.

 

Sistema auditivo Central

É formado pelo nervo auditivo e  outras estruturas do cérebro relacionadas a audição. De forma simplificada o sistema auditiva central é responsável por “interpretar aquilo que ouvimos”.