Clínica Otorrino Penido Burnier
Mensagem inicial

A surdez é a deficiência sensorial mais comum e acomete cerca de 250 milhões de pessoas ao redor do planeta. Além dos prejuízos diretamente relacionados a perda auditiva (inabilidade de percepção dos sons, dificuldades de comunicação e atraso ou não desenvolvimento da linguagem), a surdez frequentemente pode provocar outros problemas como desvantagem econômica e educacional, estigmatização e isolamento social.
A deficiência auditiva afeta tanto crianças quanto adultos e apresenta várias etiologias (causas): genética, infecciosa (por exemplo após meningite), exposição a ruído, trauma, medicamentosa, associada outras doenças (diabetes, hipotireoidismo, hipertensão arterial) etc.
Ocasionalmente existem tratamentos específicos, porém na maior parte dos casos a surdez é definitiva. Apesar disso, atualmente há várias alternativas para a reabilitação auditiva destes pacientes. O contínuo avanço dos aparelhos de audição e o surgimento de novas tecnologias (implante coclear, próteses implantáveis de orelha média, próteses ancoradas ao osso) tem permitido que praticamente todos os tipos e graus de surdez tenham algum tipo de tratamento.