Novidade em Ronco e Apnéia do Sono

Artigos, Nariz ,

Itamar_034 WP200

A SAHOS (Síndrome da Apnéia / Hipopnéia Obstrutiva do Sono) é uma doença muito comum, caracterizada por episódios repetitivos de obstrução das vias aéreas superiores (completos ou parciais).

Estima-se que acometa 4% dos homens e 2% das mulheres de meia idade.

A SAHOS é uma doença com várias causas.. Ela pode ser causada pela interação de fatores anatômicos individuais (tamanho das vias aéreas) com outros fatores como flacidez da musculatura da garganta durante o sono.

Os sintomas podem ser: ronco, irritabilidade, cansaço, sonolência diurna, diminuição da memória, queda na qualidade de vida, do de cabeça diurna, aumento dos riscos de acidentes com automóveis (dormir ao volante) e de acidentes de trabalho. Além disso, a SAHOS está associada com o aumento dos riscos para doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, como infartos,  derrames, como também a maior risco para desenvolvimento de Diabetes mellitus.

Por todos estes fatores, um eficiente e rápido diagnóstico, associado ao tratamento precoce da SAHOS, previnem as consequências e sequelas, além de dimimuir os riscos de morte.

Recentemente foram desenvolvidos dispositivos portáteis: o Watch -PAT: ele consegue avaliar o IAH (Indice de Apnéias e Hipopnéias) e outros dados do sono, sendo realizado no domicílio do paciente. Possui também um sensor de ronco e de posição ao dormir.

O Watch-PAT já tem a aprovação do FDA (USA) e ANVISA (BR), para diagnóstico da SAHOS. O paciente retira o aparelho no consultório, após as orientações de seu uso. O preparo e as instruções são simples e realizadas pelo próprio paciente em casa. No dia seguinte, devolve o dispositivo e em poucos dias, já tem o seu laudo do exame.

O Watch-PAT já está disponível no Instituto Penido Burnier para diagnóstico de SAHOS.

Aguardamos sua visita.